Ouvindo...

Nobel da Paz: María Corina Machado reage após vencer prêmio: ‘Em choque’

A reação da opositora venezuelana foi publicada nas redes sociais por Edmundo González, braço direito de Machado e candidato à presidência da Venezuela em 2024

A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, participa de um protesto convocado pela oposição em Caracas, Venezuela, em 9 de janeiro de 2025

Opositora de Nicolás Maduro na Venezuela María Corina Machado ficou “em choque” ao saber que venceu o prêmio Nobel da Paz neste ano. A vitória foi anunciada pelo comitê norueguês do Nobel nesta sexta-feira (10), em Oslo, na Noruega.

A reação da opositora venezuelana foi publicada nas redes sociais por Edmundo González, braço direito de Machado e candidato à presidência da Venezuela em 2024.

“Estou em choque”, diz ela, em uma ligação telefônica. Gonzales respondeu: “Aqui também estamos todos em choque de alegria”. Veja o momento:

Leia também

González, que alega ter vencido a eleição no ano passado, está em exílio na Espanha após ter um mandado de prisão expedido contra ele na Venezuela.

O comitê premiou María Corina Machado pelo “seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“Como líder do movimento democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos mais extraordinários exemplos de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, afirmou o comitê.

Ela receberá um prêmio de 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 6,2 milhões, na cotação atual. Todos os prêmios Nobel serão dados aos vencedores no dia 10 de dezembro. Já foram anunciados os vencedores das categorias: Medicina, Física, Química, Literatura e Paz, faltando somente o de Economia.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.