Opositora de Nicolás Maduro na Venezuela María Corina Machado ficou “em choque” ao saber que
A reação da opositora venezuelana foi publicada nas redes sociais por Edmundo González, braço direito de Machado e candidato à presidência da Venezuela em 2024.
“Estou em choque”, diz ela, em uma ligação telefônica. Gonzales respondeu: “Aqui também estamos todos em choque de alegria”. Veja o momento:
¡Nuestra querida Maria Corina Machado, galardonada con el Premio Nobel de la Paz 2025! Merecidísimo reconocimiento a la larga lucha de una mujer y de todo un pueblo por nuestra libertad y democracia. ¡La primer Nobel de Venezuela! ¡Enhorabuena @mariacorinaya, Venezuela será… pic.twitter.com/jpmrUEujtL
— Edmundo González (@EdmundoGU) October 10, 2025
Nobel de Química: importantes na sustentabilidade, estruturas metal-orgânicas são estudadas pela UFMG Pesquisa de Nobel da Física abriu caminho para computação quântica, explicam especialistas Pesquisa premiada com Nobel da Medicina pode transformar tratamento de câncer
González, que alega ter vencido a eleição no ano passado, está em exílio na Espanha após ter um mandado de prisão expedido contra ele na Venezuela.
O comitê premiou María Corina Machado pelo “seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
“Como líder do movimento democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos mais extraordinários exemplos de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, afirmou o comitê.
Ela receberá um prêmio de 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 6,2 milhões, na cotação atual. Todos os prêmios Nobel serão dados aos vencedores no dia 10 de dezembro. Já foram anunciados os vencedores das categorias: