Conflito entre Irã, EUA e Israel já é a Terceira Guerra Mundial? Especialista avalia

Ataque conjunto coordenado pelos EUA e por Israel atingiu o Irã e matou mais de 200 pessoas neste sábado; Trump confirmou que líder supremo Ali Khamenei morreu no bombardeio

Tensão entre os Estados Unidos e o Irã escalonou, neste sábado (28), com os ataques coordenados em conjunto com Israel no país

A tensão entre os Estados Unidos e o Irã escalonou, neste sábado (28), com os ataques coordenados em conjunto com Israel no país. Os bombardeios em Tehran e outras cinco cidades do Irã mataram mais de 200 pessoas e deixaram mais de 700 feridos. À Itatiaia, a professora de Relações Internacionais Andrea Resende manifestou preocupação com essa nova fase do conflito.

“A minha preocupação é que a gente já tenha entrado numa terceira guerra mundial e a gente ainda não tenha percebido. O Trump está tentando a qualquer custo alterar o balanço de poder mundial”, afirmou Resende, que, no entanto, manifestou cautela ao definir o patamar do conflito.

Leia também

Para a especialista, as reações de outros países, os primeiros discursos e a retaliação do Irã vão ser determinantes para definir se a tensão poderia ser classificada como uma guerra de proporções mundiais.

“No sentido interno, se eles - Irã - vão eleger um novo líder, se algum outro país entrar para dar apoio ao Irã, invadir algum determinado território, a gente já pode falar que a gente está realmente vendo o início de uma, não ia falar uma terceira guerra, mas uma guerra em uma escala muito maior do que a gente pensou que poderia acontecer”, explicou a professora de Relações Internacionais.

Entenda conflito

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (28), que os EUA iniciaram “grandes operações de combate” no Irã, que prometeu aniquilar as forças armadas do país e destruir seu programa nuclear.

Trump acusou o Irã de rejeitar “todas as oportunidades de renunciar às suas ambições nucleares” em um vídeo de oito minutos publicado na rede Truth Social. De acordo com o republicano, os EUA “não aguentam mais”. Israel também anunciou ataques contra o Irã.

Diferente da última vez em que os EUA e Israel atacaram o Irã, em junho de 2025, os ataques começaram à luz do dia, na madrugada deste sábado enquanto milhões de pessoas iam trabalhar ou estudar.

Enquanto os ataques americanos em junho terminaram em poucas horas, fontes disseram à CNN Internacional que, desta vez, as forças armadas norte-americanas estão planejando ataques para vários dias.

Como resposta, o regime iraniano lançou uma onda de ataques sem precedentes em todo o Oriente Médio, com explosões ouvidas em diversos países que abrigam bases militares americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto nos ataques coordenados. O aiatolá era um dos alvos da primeira onda de ataques contra o Irã e não era visto desde o início do bombardeio.

*Com informações da CNN

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...