Cidade mineira terá eleição para escolher prefeito e vice em dezembro

Em Martins Soares, cidade da Zona da Mata, a eleição suplementar após os eleitos no pleito regular terem os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Martins Soares é a terceira cidade mineira a ter eleição suplementar após as eleições de 2024.

Em Martins Soares, município da Zona da Mata, em Minas Gerais, os eleitores irão às urnas no dia 7 de dezembro para escolher o novo prefeito e vice-prefeito.

A eleição suplementar, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), será realizada após o prefeito e o vice-prefeito eleitos no pleito regular — Paulo Sérgio Pereira, conhecido como Serginho Jordão, e Alex Sandro Franco de Andrade, ambos do PSDB — terem os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Leia também

A decisão judicial foi motivada por denúncias de que os dois, ao lado do ex-prefeito Fernando de Almeida de Andrade (PSDB), teriam praticado condutas ilícitas, como:

  • compra de votos por meio da concessão irregular de benefícios da assistência social de Martins Soares;
  • utilização de obras públicas para fins políticos;
  • uso eleitoreiro de bens e servidores públicos;
  • propaganda eleitoral extemporânea durante a convenção partidária.

Na sentença, o juiz da 168ª Zona Eleitoral entendeu que ficou comprovada apenas a distribuição indevida de benefícios sociais em ano eleitoral, em troca de apoio político e votos em favor de Paulo e Alex.

Até que o novo prefeito seja eleito e empossado, o presidente da Câmara Municipal, José Santana (PSDB), permanece no cargo de forma interina.

Calendário eleitoral

Até o momento, não há candidatos definidos. Os partidos terão entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro para realizar convenções partidárias e discutir a escolha dos nomes que disputarão a eleição.

Os candidatos escolhidos que ocuparem cargos que gerem inelegibilidade deverão se afastar de suas funções no prazo de até 24 horas.

A partir do dia 6 de novembro, estará permitida a propaganda eleitoral.

Estão aptos a votar os eleitores inscritos no município até 9 de julho de 2025. A votação ocorrerá no horário regular, das 8h às 17h.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...