Ouvindo...

Cidade mineira terá eleição para escolher prefeito e vice em dezembro

Em Martins Soares, cidade da Zona da Mata, a eleição suplementar após os eleitos no pleito regular terem os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Martins Soares é a terceira cidade mineira a ter eleição suplementar após as eleições de 2024.

Em Martins Soares, município da Zona da Mata, em Minas Gerais, os eleitores irão às urnas no dia 7 de dezembro para escolher o novo prefeito e vice-prefeito.

A eleição suplementar, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), será realizada após o prefeito e o vice-prefeito eleitos no pleito regular — Paulo Sérgio Pereira, conhecido como Serginho Jordão, e Alex Sandro Franco de Andrade, ambos do PSDB — terem os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Leia também

A decisão judicial foi motivada por denúncias de que os dois, ao lado do ex-prefeito Fernando de Almeida de Andrade (PSDB), teriam praticado condutas ilícitas, como:

  • compra de votos por meio da concessão irregular de benefícios da assistência social de Martins Soares;
  • utilização de obras públicas para fins políticos;
  • uso eleitoreiro de bens e servidores públicos;
  • propaganda eleitoral extemporânea durante a convenção partidária.

Na sentença, o juiz da 168ª Zona Eleitoral entendeu que ficou comprovada apenas a distribuição indevida de benefícios sociais em ano eleitoral, em troca de apoio político e votos em favor de Paulo e Alex.

Até que o novo prefeito seja eleito e empossado, o presidente da Câmara Municipal, José Santana (PSDB), permanece no cargo de forma interina.

Calendário eleitoral

Até o momento, não há candidatos definidos. Os partidos terão entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro para realizar convenções partidárias e discutir a escolha dos nomes que disputarão a eleição.

Os candidatos escolhidos que ocuparem cargos que gerem inelegibilidade deverão se afastar de suas funções no prazo de até 24 horas.

A partir do dia 6 de novembro, estará permitida a propaganda eleitoral.

Estão aptos a votar os eleitores inscritos no município até 9 de julho de 2025. A votação ocorrerá no horário regular, das 8h às 17h.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.