Ouvindo...

Lula nega erro do governo na alta do IOF e afirma que está ‘discutindo possibilidades’

Outras alternativas serão levadas a Lula em almoço nesta terça-feira (3)

Haddad, ministro da Fazenda, e o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (3) que a área econômica do governo não errou ao anunciar uma alta no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida não foi bem recebida pelo Congresso nem pelo mercado, o que fez o Ministério da Fazenda recuar.

“Eu não acho que tenha sido erro não. Eu acho que foi um momento político. Em nenhum momento, o companheiro Haddad teve qualquer problema de discutir o assunto. A apresentação do IOF era o que eles tinham pensado naquele instante. Se aparece alguém com uma ideia melhor e topa discutir, vamos discutir”, falou Lula.

Novas alternativas devem ser anunciada ainda nesta terça, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula afirmou que irá participar de reunião, nesta tarde, “para saber se o acordo está feito ou não”.

Leia também

As medidas são mantidas em sigilo pela equipe econômica, mas já foram apresentadas aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Lula falou em entrevista coletiva a jornalistas no fim desta manhã. À noite, o presidente viaja para a França.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio