Ouvindo...

Moraes abre inquérito para investigar atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Procuradoria-Geral da República diz que ‘há um manifesto tom intimidatório’ contra agentes públicos por parte do deputado

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou nesta segunda-feira (26) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Segundo o procurador-geral, Paulo Gonet, o parlamentar tem atuado nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

A PGR afirma que, desde o ano passado, o deputado vem “reiteradamente e publicamente afirmando que está se dedicando a conseguir do governo dos Estados Unidos a imposição de sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal”.

Leia também

Moraes determinou ainda que a Polícia Federal ouça em até 10 dias o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por declarações de financiamento de Eduardo no exterior.

Além do ex-chefe do Executivo, o ministro ordenou que a PF ouça o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), responsável por protocolar a petição de investigação.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política da Rádio Itatiaia em Brasília. Com experiência na cobertura de pautas de segurança pública e investigativa. Antes, foi redator do Poder360, e repórter da Folha de São Paulo e SBTNews.