Ouvindo...

PL de Minas tem lista extensa de postulantes ao Senado para 2026; veja nomes

Principal partido opositor do presidente Lula atualmente, Partido Liberal conta com vários nomes para a Casa; pleito do ano que vem vai eleger dois senadores

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária.

Minas Gerais vai eleger dois senadores nas eleições do ano que vem. Os nomes pleiteiam as vagas de Carlos Viana (Podemos) e Rodrigo Pacheco (PSD), que terminam seus mandatos em 2026. O terceiro senador pelo estado é Cleitinho (Republicanos), que tem mandato até o fim de 2030.

Nesta corrida, o PL, atualmente o principal partido opositor do governo do presidente Lula (PT) - que ainda não confirmou se vai concorrer à reeleição - coloca uma série de nomes à disposição do Senado. A lista vai desde vereadores até figuras políticas que não militam pelo estado.

A Itatiaia preparou uma lista com os nomes cotados pela legenda para concorrer nas eleições de 2026. Confira:

Leia também

Caporezzo - deputado estadual

Eleito deputado estadual nas eleições de 2022, Cristiano Caporezzo tem sido cotado para dar seu próximo passo na política em Brasília. O parlamentar parece contar, inclusive, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal nome da legenda atualmente. Em vídeos que circulam nas redes sociais, Bolsonaro chegou a se referir a ele como ‘senador’.

Internamente, existe também a possibilidade de Caporezzo concorrer a uma vaga de deputado federal em uma inversão de papéis com Cabo Junio, seu colega de partido que atua no Congresso Nacional há dois mandatos, não pretende concorrer à reeleição e pode se postular como candidato a deputado estadual.

Recentemente, o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, também declarou apoio à candidatura de Caporezzo ao Senado. Pelas redes sociais, ele postou que “Caporezzo tem meu apoio ao Senado. Já provou honestidade, fidelidade e inteligência”.

O deputado foi eleito em 2022 com 52.168 votos.

Domingos Sávio - deputado federal

Presidente do PL em Minas Gerais, o deputado federal Domingos Sávio também tem se colocado à disposição da legenda para concorrer ao Senado no ano que vem

Sávio teve 90.236 votos em 2022.

Eros Biondini - deputado federal

Deputado federal em seu quarto mandato, Eros Biondini tem como base eleitoral, especialmente, segmentos religiosos e conservadores. Biondini já demonstrou interesse em disputar uma vaga no Senado nas próximas eleições e tem histórico de atuação focada em temas ligados à segurança pública e valores familiares.

Eros teve 77.900 votos em 2022

Paulo Guedes - ex-ministro da economia

Um dos nomes mais curiosos da lista é o do ex-ministro da Economia durante o governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes. Considerado um dos principais nomes do liberalismo econômico no país, sua entrada na disputa pelo Senado seria sua primeira tentativa em uma eleição.

Superman da Jovem Pan - influencer

Outro nome cotado que surge como ‘azarão’ na lista, o influenciador bolsonarista Marco Antônio Costa, conhecido como “Superman da Jovem Pan” tem como base de apoio principalmente as camadas mais jovens dos eleitores da direita.

Marco Antônio já afirmou, em outras oportunidades, que tem o aval de Bolsonaro para concorrer ao cargo pelo estado.

Vile - vereador

Oitavo vereador mais votado em Belo Horizonte nas eleições de 2024, Vile tem aspiração a cargos no cenário estadual e federal. O parlamentar, que foi assessor de Nikolas Ferreira, está em seu primeiro mandato e conquistou 39.960 votos no pleito do ano passado.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.