O presidente da Câmara de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), assumiu, nesta sexta-feira (2), interinamente, a Prefeitura de Belo Horizonte devido às férias do chefe do Executivo municipal, Álvaro Damião (Podemos).
A autorização foi concedida pela Mesa Diretora do Legislativo da capital no último dia 19 de dezembro, e o prefeito vai se ausentar da cadeira na Afonso Pena 1.212 entre 2 e 30 de janeiro.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), ficará à frente do Legislativo municipal durante o período em que Juliano Lopes estiver no comando da Prefeitura de Belo Horizonte.
Esta é a quinta vez que o presidente da Câmara assume a prefeitura desde o início do mandato de Álvaro Damião. Em novembro, foram cinco dias, devido a uma viagem particular ao Paraguai.
Em outubro, o prefeito esteve em missão oficial na China, e Lopes esteve internamente na chefia da prefeitura por 12 dias. Antes disso, em junho, Damião foi a Israel a convite da embaixada do país para participar de um evento sobre segurança pública.
Por fim, em abril, Damião foi ao Peru, durante cinco dias, para evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A substituição do prefeito pelo chefe do Poder Legislativo está prevista no artigo 105 da Lei Orgânica de Belo Horizonte (LOMBH), e acontece no caso de impedimento ou vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito.
Belo Horizonte não tem vice-prefeito desde que Álvaro Damião assumiu a chefia do Executivo, em março deste ano, devido ao falecimento do ex-prefeito Fuad Noman.