Ouvindo...

Freixo acredita que PT irá apoiar nome de Eduardo Paes para governo do Rio em 2026

O presidente da Embratur também afirmou que, em Minas, cabe ao diretório estadual do partido definir a estratégia para escolher um nome ao governo

Marcelo Freixo afirmou que irá disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Rio de Janeiro em 2026.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), acredita que o Partido dos Trabalhadores não irá lançar candidatura própria para o governo do Rio de Janeiro em 2026. Para a Itatiaia, ele defendeu uma construção conjunta em prol do nome de Eduardo Paes (PSD), prefeito da capital fluminense.

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que “herdou” o cargo por ser vice-governador de Wilson Witzel (PMB) — afastado do cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser condenado por crime de responsabilidade durante a pandemia —, já afirmou que não deve tentar reeleição. Ele, no entanto, é cotado para disputar uma vaga no Senado.

Para o Estado, um dos nomes ascendentes no campo mais conservador, e favorito de Castro para a sucessão, é o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil).

No próximo ano, Freixo, que já quis ser prefeito do Rio de Janeiro e atuou como deputado federal pelo Estado, contou para a Itatiaia que irá concorrer novamente a uma vaga na Câmara, ao mesmo tempo que irá trabalhar para emplacar a reeleição do presidente Lula (PT). “Precisamos fortalecer a bancada, então eu venho com essa missão [...] Tem um desafio de comunicação colocado que é que as pessoas sintam as mudanças, mas é fato que o governo melhorou a vida especialmente dos mais pobres. Por isso temos que continuar, o Lula é um candidato fortíssimo”, disse.

Leia também

Nomes em Minas serão decididos pelo diretório mineiro do PT

Para a reportagem, Freixo defendeu uma certa independência do diretório mineiro do PT na escolha de candidatos ao governo de Minas Gerais. "É uma decisão que cabe ao PT daqui, então é importante que eles sejam ouvidos, independente da estratégia eleitoral que for escolhida”, afirmou.

Apesar de não citar nomes, ele disse acreditar que o partido irá apresentar bons candidatos na Câmara em 2026, representando Minas Gerais. “Quem ganha em Minas, ganha no Brasil. Queremos, de fato, ganhar em Minas e eleger um número de deputado cada vez maior”, declarou para a reportagem.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.