Ouvindo...

Freixo acredita que PT irá apoiar nome de Eduardo Paes para governo do Rio em 2026

O presidente da Embratur também afirmou que, em Minas, cabe ao diretório estadual do partido definir a estratégia para escolher um nome ao governo

Marcelo Freixo afirmou que irá disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Rio de Janeiro em 2026.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), acredita que o Partido dos Trabalhadores não irá lançar candidatura própria para o governo do Rio de Janeiro em 2026. Para a Itatiaia, ele defendeu uma construção conjunta em prol do nome de Eduardo Paes (PSD), prefeito da capital fluminense.

Provavelmente a gente caminha com o Paes para uma construção de consenso, de ampliação. Uma candidatura de centro-esquerda para derrotar o candidato do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) lá”.
— disse Freixo.

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que “herdou” o cargo por ser vice-governador de Wilson Witzel (PMB) — afastado do cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser condenado por crime de responsabilidade durante a pandemia —, já afirmou que não deve tentar reeleição. Ele, no entanto, é cotado para disputar uma vaga no Senado.

Para o Estado, um dos nomes ascendentes no campo mais conservador, e favorito de Castro para a sucessão, é o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil).

No próximo ano, Freixo, que já quis ser prefeito do Rio de Janeiro e atuou como deputado federal pelo Estado, contou para a Itatiaia que irá concorrer novamente a uma vaga na Câmara, ao mesmo tempo que irá trabalhar para emplacar a reeleição do presidente Lula (PT). “Precisamos fortalecer a bancada, então eu venho com essa missão [...] Tem um desafio de comunicação colocado que é que as pessoas sintam as mudanças, mas é fato que o governo melhorou a vida especialmente dos mais pobres. Por isso temos que continuar, o Lula é um candidato fortíssimo”, disse.

Leia também

Nomes em Minas serão decididos pelo diretório mineiro do PT

Para a reportagem, Freixo defendeu uma certa independência do diretório mineiro do PT na escolha de candidatos ao governo de Minas Gerais. "É uma decisão que cabe ao PT daqui, então é importante que eles sejam ouvidos, independente da estratégia eleitoral que for escolhida”, afirmou.

Apesar de não citar nomes, ele disse acreditar que o partido irá apresentar bons candidatos na Câmara em 2026, representando Minas Gerais. “Quem ganha em Minas, ganha no Brasil. Queremos, de fato, ganhar em Minas e eleger um número de deputado cada vez maior”, declarou para a reportagem.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.