Ouvindo...

Com Freixo, Damião diz que BH não pode ser ‘esquecida como estava’ no turismo nacional

O prefeito recebeu o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quinta-feira (22), na sede da administração municipal, antes de irem juntos ao Mercado Central

O presidente da Embratur testou o pião da ‘Loja do Nem’, no Mercado Central.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), esteve com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), nesta quinta-feira (22) e afirmou que a capital mineira não pode “ser esquecida como estava há algum tempo no turismo nacional”.

Em visita à cidade, Freixo esteve com Damião no Mercado Central e também na sede da administração municipal para falar de projetos e iniciativas para atrair turistas para a cidade.

Para o ex-deputado, o Carnaval de BH é um braço importante para essa atração e anunciou que jornalistas portugueses irão vir no próximo ano para acompanhar os dias de folia. “Queremos que os bons carnavais se tornem internacionais e é o caso de Belo Horizonte”, disse Freixo.

Ele também destacou a gastronomia como um ponto forte para Belo Horizonte. De acordo com ele, o potencial turístico de locais da capital mineira, como o próprio Mercado Central, e outros voltados para o ecoturismo, por exemplo, podem projetar a cidade para turistas estrangeiros. “Em BH você tem gastronomia, natureza e cultura. Esses elementos são importantes para identificar um Brasil que não é só sol e praia. Três elementos que caracterizam esse Brasil que não é só praia são muito fortes aqui”, explica.

‘Internacionalizar’ a marca de Belo Horizonte

Ao lado de Freixo, Damião disse que a prefeitura está com disposição para abrir Belo Horizonte para as pessoas e falou também sobre internacionalizar símbolos da capital, como, por exemplo, a história do Clube da Esquina, movimento musical que surgiu no bairro Santa Tereza em meados da década de 60.

Leia também

O presidente da Embratur está na capital mineira para acompanhar o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: Destino Sustentável”, às 19h, como parte da websérie “Turismo Transforma”.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.