Ouvindo...

Com Freixo, Damião diz que BH não pode ser ‘esquecida como estava’ no turismo nacional

O prefeito recebeu o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quinta-feira (22), na sede da administração municipal, antes de irem juntos ao Mercado Central

O presidente da Embratur testou o pião da ‘Loja do Nem’, no Mercado Central.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), esteve com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT), nesta quinta-feira (22) e afirmou que a capital mineira não pode “ser esquecida como estava há algum tempo no turismo nacional”.

Em visita à cidade, Freixo esteve com Damião no Mercado Central e também na sede da administração municipal para falar de projetos e iniciativas para atrair turistas para a cidade.

Para o ex-deputado, o Carnaval de BH é um braço importante para essa atração e anunciou que jornalistas portugueses irão vir no próximo ano para acompanhar os dias de folia. “Queremos que os bons carnavais se tornem internacionais e é o caso de Belo Horizonte”, disse Freixo.

Ele também destacou a gastronomia como um ponto forte para Belo Horizonte. De acordo com ele, o potencial turístico de locais da capital mineira, como o próprio Mercado Central, e outros voltados para o ecoturismo, por exemplo, podem projetar a cidade para turistas estrangeiros. “Em BH você tem gastronomia, natureza e cultura. Esses elementos são importantes para identificar um Brasil que não é só sol e praia. Três elementos que caracterizam esse Brasil que não é só praia são muito fortes aqui”, explica.

‘Internacionalizar’ a marca de Belo Horizonte

Ao lado de Freixo, Damião disse que a prefeitura está com disposição para abrir Belo Horizonte para as pessoas e falou também sobre internacionalizar símbolos da capital, como, por exemplo, a história do Clube da Esquina, movimento musical que surgiu no bairro Santa Tereza em meados da década de 60.

BH por muito tempo foi a cidade do não. Hoje, alteramos completamente essa filosofia. BH é a cidade do sim. Vamos implementar a ideia na cabeça do belo-horizontino. Sim, vou fazer ecoturismo em BH. Sim, vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei a história do Clube da Esquina”.
— disse.
Leia também

O presidente da Embratur está na capital mineira para acompanhar o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: Destino Sustentável”, às 19h, como parte da websérie “Turismo Transforma”.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.