Ouvindo...

Brasil condena novos bombardeios em Gaza e ‘deplora’ declarações de Netanyahu

Israel anunciou que tomará “o controle” de toda a Faixa de Gaza e que evitará a fome no território palestino ‘por razões diplomáticas’

O Ministério das Relações Exteriores

O governo brasileiro emitiu uma nota, nesta quarta-feira (21), condenando veemência os novos ataques promovidos pelo governo de Israel na Faixa de Gaza. Nos últimos dias, mais de 300 palestinos morreram — incluindo mulheres e crianças. Mais de 60 mil pessoas precisaram deixar o local.

A nota do Ministério das Relações Exteriores diz que ''o governo brasileiro deplora a declaração do Primeiro-Ministro de Israel [Benjamin Netanyahu] de que o país ‘assumirá o controle’ de toda a Faixa de Gaza’’.

“O Brasil reafirma, ainda, que a única solução legítima e duradoura para o conflito reside na implementação definitiva da solução de dois Estados”, disse.

Leia também

Após mais de dois meses de bloqueio total imposto por Israel, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nessa segunda-feira, que dois milhões de pessoas passam fome em Gaza.

Leia também: Grupo de brasileiros é resgatado em Gaza e será repatriado nesta quarta-feira
Cerca de 14 mil bebês podem morrer de fome em Gaza, alerta ONU

A nota governo cita o risco iminente de fome. “O Brasil expressa grave preocupação com a anunciada intenção israelense de permitir ingresso mínimo de alimentos e remédios em Gaza, recordando que o uso da fome como método constitui crime de guerra”, afirmou a nota.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.