Ouvindo...

Grupo de brasileiros é resgatado em Gaza e será repatriado nesta quarta-feira

Medida atende a pessoas que não puderam ser evacuadas da área de conflito em operações anteriores

A Faixa de Gaza está devastada pela guerra

Brasileiros e parentes palestinos foram evacuados, nesta terça-feira (20), da Faixa de Gaza, em operação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty informou que, no total, um grupo de doze pessoas chegaram, à tarde, na Jordânia, provenientes de Gaza. Dos resgatados, seis eram crianças e adolescentes.

Descrita como uma “iniciativa humanitária”, a medida atende a pessoas que não puderam ser evacuadas da área de conflito em operações anteriores e é resultado de articulação entre o governo brasileiro junto às autoridades dos países da região.

Leia também

“Os contatos foram coordenados pela área consular do Itamaraty e realizados pelas Embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv e pelo Escritório de Representação em Ramala. Os preparativos da ação ocorreram em sigilo para garantir a segurança dos evacuados”, declarou o Itamaraty em nota à imprensa.

A pasta providenciou transporte e alojamento aos evacuados, além de garantir escolta e destacar equipes do Escritório em Ramala e da Embaixada em Amã para ir ao encontro do grupo e acompanhá-lo em seus deslocamentos.

Após passarem a noite na Jordânia, os resgatados devem ser repatriados nesta quarta-feira (21), em um voo comercial para o Brasil. “Os que necessitarem de acolhimento, na chegada ao Brasil, serão assistidos por equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, acrescenta o ministério na nota.

Desde outubro de 2023, quando começou o conflito entre o movimento islamista Hamas e o governo de Israel, 127 brasileiros e familiares diretos foram retirados da Faixa de Gaza. No total, 1.572 pessoas que se encontravam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza que manifestaram intenção de partir foram retiradas pelo governo brasileiro.

“O Itamaraty continua a acompanhar a situação securitária na Faixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região”, conclui.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.