Agora no rádio...

Voz do Brasil

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Pacheco crítica ‘espetacularização’ e políticos que se rendem às redes sociais

Em discurso durante posse da nova diretoria da ANPR, ex-presidente do Congresso alertou para a busca por ‘likes’ tem prejudicado o debate público

Senador foi homenageado durante a posse da nova diretoria da ANPR

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), realizada na nessa terça-feira (30), em Brasília, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) fez críticas ao ambiente político atual, marcado, segundo ele, por uma “espetacularização” estimulada pelas redes sociais.

Em seu discurso, o ex-presidente do Congresso Nacional alertou para o impacto da busca por popularidade digital no exercício da vida pública.

“Hoje, nós vivemos um ambiente político de espetacularização, que se rende às redes sociais, ao aplauso fácil, aos likes de rede social. Que não se resiste a esse apelo digital que, por vezes, destrói reputações públicas na base das chamadas fake news, das inverdades e da desinformação”, afirmou Pacheco.

Leia também

O senador também defendeu a atuação de líderes comprometidos com o interesse público, mesmo quando isso contraria objetivos eleitorais. Para ele, é fundamental que homens públicos se dediquem à defesa das instituições, acima de qualquer ambição pessoal.

O parlamentar foi homenageado durante o evento, que marcou a posse do novo colegiado da ANPR, responsável por representar os membros do Ministério Público Federal. A presidência da associação passa agora para o procurador José Schettino, que sucede Ubiratan Cazetta e comandará a entidade até 2027.

A ANPR é responsável, desde 2001, por conduzir a eleição interna que define os três nomes mais votados entre os procuradores da República — lista que é enviada ao presidente da República, responsável pela nomeação do Procurador-Geral da República. O cargo é atualmente ocupado por Paulo Gonet.

Na composição do novo colégio de delegados, Minas Gerais será representada pelo procurador da República Marcelo Freire Lage, com Lauro Coelho Júnior como suplente.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio