Ouvindo...

Lula diz que governo desmantelou fraude no INSS e cobra ressarcimento às vítimas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento nesta quarta-feira (30) em cadeia de rádio e TV, em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1ª de maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nesta quarta-feira (30), pela primeira vez, sobre a operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou um esquema de fraude, que desviou R$ 6,3 bilhões, de aposentados e pensionistas do INSS, entre 2019 e 2024, por meio de cobranças ilegais de associações.

Lula afirmou, em pronunciamento, que determinou à Advocacia-Geral da União (AGU) que as associações sejam processadas e obrigadas a ressarcir as vítimas da fraude.

“Na última semana, o nosso governo, por meio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, desmontou um esquema criminoso de cobrança indevida contra aposentados e pensionistas, que vinha operando desde 2019. Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, cobrou ele.

Leia também

Lula decidiu nesta quarta-feira (30) nomear o procurador federal Gilberto Waller Júnior para a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ele substituirá Alessandro Stefanutto, que foi demitido por Lula na última quarta-feira (23), horas depois da operação que desmantelou a fraude no INSS.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais