Ouvindo...

Lula escolhe Gilberto Waller para a presidência do INSS

A nomeação do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá ocorrer em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (30)

Guerras começaram em conflitos comerciais, diz Lula sobre tarifaços | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nesta quarta-feira (3) nomear o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ele irá substituir Alessandro Stefanutto, que foi demitido por Lula na quarta-feira (23), após a operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal que desmantelou um esquema que desviou R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024, por meio de cobranças feitas, de forma irregular, por associações vinculadas ao INSS.

Leia também

A nomeação Gilberto Waller Júnior será publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta (30).

Gilberto Waller ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.

Ele é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.

Na Controladoria-Geral da União, ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Atualmente, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia Geral da União.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.