Agora no rádio...

Café com Notícia

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Presidente do PDT em Minas cobra respaldo de Lula a Lupi: ‘demissão não faria sentido’

Deputado Mário Heringer (PDT) defendeu a permanência do ministro Carlos Lupi na pasta da Previdência Social

Deputado federal por Minas Gerais, Mário Heringer.

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer, afirmou que o governo do presidente Lula (PT) precisa defender a própria gestão, referindo-se à pressão da oposição sobre o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), presidente licenciado da sigla.

Em entrevista à Itatiaia, Heringer declarou que uma eventual demissão de Lupi da pasta não faria sentido, uma vez que a Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), aponta que os descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas teriam começado antes do início do governo Lula 3 — ou seja, antes de Lupi assumir o ministério responsável pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Lupi fica ou não no governo Lula?

Até o momento, o governo federal não deu indícios de que Lupi será exonerado da pasta.

Segundo o deputado, a decisão final cabe ao presidente. No entanto, em entrevista ao portal Poder360, Heringer afirmou que, caso o ministro fosse demitido, a interpretação seria de que o partido (PDT) também estaria sendo afastado do governo.

Leia também

Lupi no Congresso

À Itatiaia, o parlamentar disse que a situação, até o momento, é “desconfortável”, mas avaliou que a demissão de Lupi não seria a solução para os problemas enfrentados.

Na terça-feira (29), o ministro Carlos Lupi participará de duas comissões no Congresso Nacional. Os encontros já estavam agendados antes das denúncias sobre as fraudes no INSS se tornarem públicas.

A primeira participação será às 14h, na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara. Em seguida, às 15h, Lupi será ouvido na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, deixou o cargo por determinação do presidente Lula na última quarta-feira (23). Ele tinha sido nomeado por Lupi em julho de 2023.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.