Ouvindo...

Lula avalia afastamento ‘temporário’ de Lupi

Investigações não apontam envolvimento, mas ministro pode responder por omissão. Governo estuda afastamento até o fim das investigações.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Previdência, Carlos Lupi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia, nesta segunda-feira (28), com a equipe de governo e com o PDT, a situação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). Após a divulgação de atas que demonstram que o ministro havia sido alertado, em 2023, sobre possiveis fraudes no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), o Planalto vai avaliar um possível afastamento.

Segundo fontes da coluna, Lula estaria resistente à ideia de demitir o ministro, mas outros integrantes do governo alertam para o desgaste que pode ser causado com a manutenção dele no cargo. Uma das possibilidades é o afastamento temporário, em um prazo de até três meses, para que situação seja apurada.

Segundo investigações da Polícia Federal (PF), um esquema de corrupção pode ter causado prejuízos de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. As denúncias apontam que organizações estariam utilizando, de forma indevida, dados de beneficiários do INSS para realizar descontos automáticos de mensalidades associativas. O presidente da entidade, Alessandro Stefanutto, foi afastado na quarta-feira passada (23).

Nesta segunda-feira (28), a agenda do presidente Lula tem mais espaços do que o usual. Dentre os compromissos, está uma reunião de rotina com o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira. Pelo que a Itatiaia apurou, o presidente vai ficar por conta da situação de Lupi e do INSS. O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer, saiu em defesa do correligionário. O medo do Planalto é que o escândalo do INSS crie uma grande crise para o governo.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.