Hamas ataca base do Exército na Faixa de Gaza

Ataque seria resposta a ocupação das Forças de Segurança em Gaza

Faixa de Gaza

Um acampamento das Forças de Defesa de Israel em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, foi atacado na manhã de quarta-feira (20).

De acordo com o exército israelense, pelo menos 18 integrantes do Hamas tentaram invadir a base do IDF. Três soldados ficaram feridos, um deles em estado grave.

Segundo as Forças de Defesa, o objetivo do Hamas era sequestrar parte das tropas. Os integrantes do grupo extremista teriam saído de um túnel atirando enquanto se aproximavam do acampamento.

Leia também

Dos 18 invasores, segundo o exército, 10 foram mortos e os outros conseguiram fugir.

No mínimo há um ano, o Hamas não atacava uma base do exército israelense na região do conflito. A invasão está sendo considerada uma resposta do grupo fundamentalista à ofensiva de Israel para ocupar a Cidade de Gaza, que é a região central da Faixa.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...