O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja a sexta viagem a Minas Gerais, somente neste ano. A visita está prevista para sexta-feira da semana que vem, dia 29 de agosto. O Palácio do Planalto ainda não bateu o martelo.
A ideia é que Lula divulgue propostas selecionadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas modalidades Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota e visita às obras do Corredor da Avenida Maracanã, em Contagem, na Região Metropolitana.
Eleições
Há um esforço dentro do PT de Minas Gerais para que ele amplie a agenda no estado. O deputado federal Rogério Correia (PT), por exemplo, quer que, na mesma viagem, Lula vá a Juiz de Fora, cidade governada pela prefeita Margarida Salomão (PT).
É prioridade para o PT garantir maioria dos nas eleições presidenciais de 2026 em Minas Gerais. Lula defende que o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional, seja o candidato ao Governo de Minas. O nome de Marilia Campos é citado como possibilidade de vice, embora os petistas saibam que será necessária uma ampla aliança envolvendo partidos de centro.
Histórico de visitas
Lula já esteve em Minas Gerais por cinco vezes em 2025. Em julho esteve em Minas Novas, norte de Minas, para lançar a política habitacional para povos originários. Em março, ele anunciou ações de Reforma Agrária em Campo do Meio, no Sul de Minas. Também em março esteve em Betim (na planta da Stellantis) e em Ouro Branco (na Gerdau) para agendas com a indústria. E em abril, Lula foi a Montes Claros para o anúncio de investimentos da Novo Nordisk.