Ouvindo...

Deputada quer anular decreto de Zema por falta de transparência sobre cortes de gastos

Decreto publicado pelo governo não traz detalhamento do valor total do corte e nem aponta quais áreas serão mais afetadas

Projeto de resolução protocolado na ALMG tentará derrubar o decreto do governador Romeu Zema

A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), protocolou, nesta terça-feira (22), um projeto de resolução para tentar anular o decreto do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que prevê cortes no orçamento do Estado de Minas Gerais.

O governo Zema publicou no último sábado (19), em edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais, o decreto que determina o corte de gastos no Poder Executivo. O decreto, no entanto, não trouxe o detalhamento do valor total do corte e nem aponta quais áreas do governo serão afetadas.

De acordo com Beatriz Cerqueira, a falta de transparência do decreto assinado por Zema foi a principal motivação para o projeto protocolado por ela.

“O projeto de resolução é sempre um antídoto contra decretos do governador que são impraticáveis, né? A Assembleia Legislativa aprovou um orçamento, e como é que o governador aparece com contingenciamento no meio da Semana Santa, sem transparência? Nós não sabemos o que vai ser cortado, que programas serão cortados, o que pode ser cortado? Olha para a escola, olha para um batalhão da polícia, olha para um hospital, o que pode ser cortado ali? A falta de transparência é o nosso principal argumento, considerando, inclusive, que já tem o orçamento aprovado pela Assembleia e que o governador pratica milhões em benefícios fiscais, em isenções que só aumentam”, argumentou.

Leia também

Desde que o decreto foi publicado, a reportagem da Itatiaia tem perguntado ao governo de Minas qual o valor do corte determinado às secretarias e quais serão as áreas mais afetadas pelo contingenciamento. No entanto, não obteve resposta. Segundo Beatriz Cerqueira, a ALMG segue com as mesmas dúvidas e quer respostas do Executivo.

“Oficialmente o governo não fala nada, né? Não apresentou absolutamente nada. Acho, inclusive, que uma sugestão que nós poderíamos ter aqui na Casa é chamar os secretários para que eles expliquem e apresentem à sociedade o que será cortado. Eu vou apresentar essa proposição na Comissão de Administração Pública, inclusive”.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.