Ouvindo...

Dívida dos estados: adesão ao Propag começa nesta terça (15), diz Tesouro

Programa permite renegociação dos débitos com juros reduzidos e cria exigências de investimento em educação, segurança pública e outros setores como contrapartida

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron

O Tesouro Nacional apresentou nesta segunda-feira (14) a regulamentação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A lei que institui a renegociação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro e beneficia Minas Gerais, que tem uma dívida de R$ 160 bilhões com a União.

A norma autoriza desconto nos juros, dá prazo de 30 anos para pagamento (360 parcelas), abre a possibilidade de os estados transferirem ativos para a União como parte do pagamento e cria exigências de investimento em educação, segurança pública e outros setores como contrapartida.

O período de adesão ao Propag começa nesta terça-feira (15) e será encerrado em 31 de dezembro deste ano. Para fazer parte do programa, os governadores precisarão enviar um ofício ao Tesouro Nacional com uma manifestação de interesse e, quando for o caso, uma indicação de quais ativos serão entregues à União para abatimento da dívida.

Além disso, os estados que estiverem no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), caso de Minas Gerais, terão que encaminhar o pedido de exclusão do regime.

Uma vez que os documentos forem entregues, o Tesouro analisará os termos do pedido e enviará, em até 30 dias, a minuta do termo aditivo. Esse prazo pode ser maior caso os estados indiquem ativos que demandem tempo para análise e negociação. Nesse caso, os entes podem solicitar ao Tesouro um termo aditivo provisório para começar a se beneficiar da taxa de juros reduzida.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.