‘Ônibus grátis todo dia não é viável em uma capital como BH’, diz Álvaro Damião

Prefeito afirmou que tarifa zero ainda é financeiramente inviável em grandes cidades e dependeria de aportes do governo federal para se tornar realidade

Prefeito Álvaro Damião afirmou que gratuidade de ônibus todos os dias é inviável financeiramente em BH

A ampliação da gratuidade nos ônibus de Belo Horizonte ainda é inviável financeiramente e dependeria de um aporte federal para se tornar realidade. A avaliação é do prefeito Álvaro Damião (União), que considerou um avanço implementar na capital mineira o benefício nos domingos e feriados.

Em entrevista ao Jornal da Itatiaia, Damião faz um balanço de seu primeiro ano à frente da PBH e fala sobre os desafios e custos do transporte coletivo. Segundo o prefeito, a manutenção do subsídio garante o preço acessível da passagem.

“O subsídio tem que continuar, porque senão quem paga a conta é a população. Se a prefeitura não arcar com esse subsídio, alguém pagará. E nossa passagem passaria de R$ 10, chegaria próximo de R$ 11. Não tem como fazer transporte público sem esse subsídio. Mudaram-se os hábitos das pessoas nas grandes cidades. Hoje, os aplicativos vieram para mudar tudo. As pessoas querem comodidade, cada um faz o seu horário, com os ônibus não é assim. Isso mudou o transporte coletivo”, explicou o prefeito.

“O serviço (do transporte coletivo) melhorou. O que estamos cobrando das empresas em BH, e eu cobro com muito rigor, eu participo das ações. Temos a ação criada por Fuad, o ‘Tolerância Zero’, que fiscaliza a qualidade dos ônibus, fiscaliza as garagens, os pontos de ônibus, estamos cobrando muito das empresas o cumprimento dos horários”, continua Damião.

Perguntado sobre a possível ampliação da gratuidade nos ônibus, Damião avalia que liberar a passagem todos os dias teria um custo acima de R$ 2 bilhões, o que não é viável para os cofres da capital mineira.

“Não é possível ampliar o benefício para outros dias. Temos o programa ‘Catraca Livre’ nos domingos e feriados. Já o ‘Tarifa Zero’ queria ônibus grátis todos os dias, o que não é possível. Nós criamos o ‘Catraca Livre’ em parceria com a Câmara dos Vereadores, que devolveu R$ 70 milhões este ano. O ‘Tarifa Zero’ é outra coisa, conversamos com o governo federal, sem esse apoio não tem a possibilidade de colocar ônibus de graça em uma capital de estado todos os dias”, disse Damião.

Obras no Anel Rodoviário

O prefeito apontou melhorias no Anel Rodoviário, mas admitiu que as obras estruturantes exigirão recursos e tempo para sair do papel. Damião afirmou que as verbas para a ampliação dos viadutos já foram asseguradas após visita ao Banco dos BRICS, na China.

“O Anel Rodoviário já melhorou. As pessoas querem as obras estruturantes, querem o alargamento do viaduto do Betânia, da Antônio Carlos. Hoje, a pavimentação do Anel é outra, a capino do Anel é outra, a retirada de lixo está sendo feita pela prefeituras. E as obras estruturantes começam a partir do próximo ano. São obras caras e grandes. Fomos à China, conversamos com a ex-presidente Dilma (presidente de banco dos BRICS), conseguimos R$ 1 bilhão para poder fazer os viadutos do Anel Rodoviário. Tem um processo licitatório, não é um pix, leva um ou dois anos para fazer. Mas vamos iniciar essas obras”, afirmou Damião.

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Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

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