Ouvindo...

Lula visita aldeia do Cacique Raoni após passagem de Angelina Jolie

Estrela de Hollywood esteve no Xingu nesta semana participando de conversas sobre causas humanitárias e participando de atividades indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta sexta-feira (4) para o Mato Grosso, no Centro Oeste, onde deve participar de uma série de agendas ao lado do cacique Raoni Metuktire na aldeia Piaraçu, localizada no Parque Nacional do Xingu. O encontro ocorre dois dias após a passagem da atriz Angelina Jolie pela região indígena.

A passagem da estrela do cinema norte-americano pela região foi discreta. Segundo o Instituto Raoni, Angelina participou de conversas sobre causas humanitárias e participou de atividades indígenas. Para além das telas, a atriz é conhecida por seus projetos de ajuda humanitária e pela defesa dos direitos das mulheres e dos povos originários. Ela também atua na conseração ambiental no Camboja há mais de 20 anos.

A agenda do presidente com Raoni acontece em um momento de queda na popularidade do presidente. Segundo auxiliares do presidente, o convite para a visita foi feito em fevereiro, durante reunião com lideranças indígenas no Palácio do Planalto.

Leia também

De acordo com a Presidência, temas como segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas tradicionais devem ser debatidos.

Estrela mundial

Raoni, reconhecido internacionalmente por sua defesa da Amazônia e dos povos indígenas, tem cobrado ações do governo, como a demarcação de terras indígenas e maior orçamento para a Funai. Em março de 2023, foi homenageado com a Legião de Honra da França - a mais alta distinção francesa. A condecoração foi entregue em mãos pelo presidente francês, Emmanuel Macron, durante visita à região.

O reconhecimento na defesa dos povos indígenas já foi reconhecido não só por autoridades internacionais, como também estrelas do cinema. Um deles é o ator Leonardo DiCaprio - que além de ator, também é fundador da organização Re:Wild, que atua em defesa da preservação ambiental.

Em 2004, o ator norte-americano visitou a tribo indígena no Parque do Xingu acompanhado da modelo Gisele Bündchen, sua namorada na época.

Em 2023, Raoni esteve na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi uma das pessoas que subiu a rampa do palácio do planalto ao lado do presidente eleito - algo inédito na história da democracia brasileira.

O Parque do Xingu abriga mais de 5,5 mil indígenas em 2,6 milhões de hectares.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais