Ouvindo...

Zema irá em ato de Bolsonaro a favor da anistia para presos do 8 de janeiro

A manifestação está prevista para acontecer no próximo domingo (6) na avenida Paulista, em São Paulo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), irá participar da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (6) em defesa da anistia de réus e condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023.

A presença de Zema é mais um gesto de aproximação entre o governador e Bolsonaro. Na última quinta-feira (27), o governador publicou nas redes sociais que espera que o ex-presidente recupere os direitos políticos e que torce para que “a justiça seja feita”.

No dia 26 de março, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aceitar a denúncia contra Bolsonaro e outras sete pessoas acusadas de liderar uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.

Na publicação, Zema ainda escreve que Bolsonaro é o “maior líder” da oposição do governo do presidente Lula (PT).

Em resposta, Bolsonaro agradeceu os cumprimentos e disse que tem “grande carinho” pelo mineiro.

Leia também

Bolsonaro não poderá concorrer em 2026

Mesmo se Bolsonaro não fosse considerado réu pela Primeira Turma do Supremo, o ex-presidente ainda não poderia disputar as eleições em 2026.

Ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023 sob a acusação de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante uma reunião do ex-presidente com embaixadores.

Se nada mudar, Bolsonaro não poderá concorrer cargos públicos, como a presidência, até 2030.

Ato pela Anistia

Além de Zema, outros políticos devem subir no palanque de Bolsonaro. Nomes como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também são esperados na manifestação.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais