Ouvindo...

Câmara aprova retaliação ao ‘tarifaço’ de Trump e projeto vai à sanção

Texto autoriza o governo a adotar contramedidas às restrições econômicas impostas ao Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) o projeto de lei que estabelece a reciprocidade econômica nas relações comerciais do Brasil com outros países. A proposta foi votada de maneira simbólica – ou seja, sem a indicação nominal de como cada deputado se posicionou – e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto é uma reação do Congresso à tarifa de 10% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) aos produtos brasileiros importados pelo país. A medida tem sido chamada pelo republicano de “Dia da Libertação”.

Em março, Trump já havia imposto uma taxa de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos Estados Unidos, o que afeta o Brasil.

Segundo o projeto, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada à Presidência da República, fica autorizada a adotar contramedidas em reação às restrições econômicas impostas ao Brasil. Dentre as sanções previstas, estão taxações adicionais, suspensão de concessões e direitos de propriedade intelectual e bloqueios a remessas de royalties.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais