Ouvindo...

Silveira diz que preço da gasolina vai cair com mistura maior de etanol

Ministro de Minas e Energia participou de evento para apresentação dos estudos de viabilidade da adição de 30% de etanol à gasolina, o chamado E30

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (17) que a adoção do E30, a mistura de 30% de etanol à gasolina, fará com que o preço do combustível nas bombas caia e tornará o Brasil autossuficiente em gasolina.

“Com o E30, o preço da gasolina na bomba vai cair. Vamos nos livrar das amarras do preço de paridade internacional. O preço da gasolina será o preço da competitividade interna”, declarou.

Silveira participou de um evento de apresentação dos resultados dos testes de viabilidade do E30. Os estudos foram realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que não viu empecilhos para a adoção da mistura.

Agora caberá ao Ministério de Minas e Energia fazer a Análise de Impacto Regulatório (AIR). Só assim, a medida poderá ser deliberada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que dá a palavra final sobre o tema. Segundo Silveira, a expectativa é que isso seja feito ainda este ano.

A possibilidade de aumento do percentual de etanol na gasolina consta na Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto prevê que a mistura pode chegar até 35% e também estabelece percentuais máximos e mínimos de adição do biodiesel ao diesel.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.