A Prefeitura de Nova Lima deu início à distribuição gratuita de monitores de glicemia para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos diagnosticados com diabetes tipo 1. O equipamento permite a medição contínua da glicose sem a necessidade de múltiplas punções diárias no dedo.
“A partir de agora, crianças e adolescentes de 4 a 14 anos diagnosticados com diabetes tipo 1 terão acesso gratuito ao monitor de glicemia. E hoje é dia de fazer essa entrega e eu vim aqui acompanhar”, afirmou o prefeito da cidade, João Marcelo (Cidadania).
O monitor de glicose funciona com um sensor aplicado na pele, que pode permanecer fixo por até 14 dias. Ele mede a glicose 24 horas por dia e envia os dados para um leitor, que pode ser um smartphone.
“Para fazer a leitura, é só passar o smartphone sobre o sensor, que mostra o valor da glicose medida. A leitura pode ser feita mesmo sobre a roupa e os dados da glicose ficam armazenados no aplicativo, podendo ser feito um acompanhamento a longo prazo”, explicou o prefeito.
UASE
A iniciativa faz parte dos serviços oferecidos pela Unidade Avançada de Saúde Especializada (UASE), que também conta com o Ambulatório de Doenças Crônicas, o Ambulatório de Feridas Complexas e o Centro Oftalmológico. Todos os atendimentos são realizados com encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Esse é apenas um dos diversos serviços oferecidos pela nossa Unidade Avançada de Saúde Especializada. (...) Representa um avanço significativo para a saúde pública de Nova Lima, proporcionando à população acesso a serviços de saúde especializados e de alta qualidade”, finalizou o prefeito.