Donald Trump disse em seu discurso nesta terça-feira (4) que recebeu - há pouco - uma carta do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Segundo Trump, no texto, ele dizia estar pronto para assinar o
“Mais cedo recebi uma carta importante do presidente Zelensky. A carta diz: ‘A Ucrânia está pronta para ir à mesa de negociações o mais rápido possível para atingir a paz duradoura’ - ninguém quer mais paz do que os ucranianos. Ele disse que ‘minha equipe e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz que dure’”, diz.
Sobre o acordo, conforme Trump, Zelensky enfatiza: “Em relação ao acordo sobre mineiras e segurança, a Ucrânia está pronta para assiná-lo a qualquer momento que seja conveniente para você".
Trump ameaça impor ‘barreiras monetárias’ ao Brasil e outros países Deputado dos EUA causa tumulto em discurso de Trump e é retirado do local
“Agradeço que ele tenha enviado está carta, só recebi há pouco tempo”, pontua Trump, que diz ter tido “discussões sérias com a Rússia” e recebido “fortes sinais de que eles estão prontos para a paz”.
Além disso, Trump acusou a Europa de ter gasto mais dinheiro “comprando petróleo e gás russos do que defendendo a Ucrânia”.
“Eles gastaram mais comprando petróleo e gás russos do que defendendo. E nós gastamos talvez US$ 350 bilhões, como tirar doce de criança. Foi o que aconteceu. E eles gastaram US$ 100 bilhões”, afirmou.