Ouvindo...

Autoridades são homenageadas com a Ordem do Mérito Legislativo em BH

Prefeitos, representantes de governadores de outros estados, deputados, vereadores, jornalistas, representantes do comércio, professores e diversas outras pessoas foram agraciadas

Homenagens foram prestadas no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte

Cerca de 226 homenageados receberam, na manhã desta terça-feira (16), a condecoração da Ordem do Mérito Legislativo, em cerimônia promovida pela Assembleia Legislativa do estado, no Palácio das Artes, Centro da capital. Prefeitos, representantes de governadores de outros estados, deputados, vereadores, jornalistas, representantes do comércio, professores e diversas outras pessoas foram agraciadas.

O evento contou com a presença do vice-governador Mateus Simões (Novo); o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB); o Ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, o procurador de justiça de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho; além de dezenas de outras autoridades.

Para Mateus Simões, a honraria serve com a divulgação de exemplos a serem seguidos pelo estado. “Eu tive a honra de, no ano passado, ter sido agraciado com o colar e não podia deixar de estar aqui hoje exatamente porque esse reconhecimento que a Assembleia concede. Ele representa não só uma premiação para aqueles que já deram os exemplos, mas também uma oportunidade de divulgação desses exemplos”, pontua.

“Eu digo que quem recebe a comenda, seja a medalha, seja o colar, sai daqui com uma responsabilidade extra. A gente continua dando esses exemplos, propagando esses exemplos que precisam ser repetidos. Nós temos aqui jornalistas que estão sendo premiados pela cobertura que fazem da realidade mineira, médicos pelo trabalho assistencial, políticos pela construção pública. Então a gente tem vários setores da sociedade civil, o terceiro setor muito presente entre os agraciados, em que a gente vê o exemplo sendo dado e a partir disso a gente consegue construir uma sociedade melhor”, afirmou em coletiva de imprensa.

Já o presidente da ALMG, Tadeu Leite, explica que a cerimônia seleciona pessoas indicadas por deputados, representando todos os municípios de Minas Gerais.

“A Assembleia é uma miscelânea de pensamentos, nós estamos representando de todos os 853 municípios através dos seus 77 deputados e deputadas, e a Assembleia faz esse reconhecimento de dois em dois anos, não é uma medalha que nós temos a todo momento, a todo ano, para não só pessoas físicas, jurídicas, aqueles que ajudam o dia a dia do nosso Estado”, define.

“Com a sua pluralidade, através da indicação dos parlamentares, nós estamos aqui hoje fazendo o reconhecimento. É muito bom receber tantas pessoas do interior do estado, da capital mineira, podendo prestigiar esse dia de festa, mas também um dia de muita emoção para a Assembleia de Minas. Fizemos uma homenagem aos 190 anos do Parlamento Mineiro, que comemoramos agora neste ano, não só com a presença de ex-parlamentares, ex-presidentes das Assembleias também, porque isso é uma construção de várias mãos, o que nós chegamos hoje, o Parlamento forte como nós chegamos independente, mas também muito honrado com a presença de nove presidentes de Assembleias, e outras Assembleias do nosso país”, concluiu.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.