Ouvindo...

Trump ameaça impor ‘barreiras monetárias’ ao Brasil e outros países

Trump citou Brasil como exemplo de país que não tem ‘tarifas recíprocas’ com os EUA

Donald Trump

Em discurso, o presidente Donald Trump ameaçou impor “tarifas recíprocas” ao Brasil e outros países a partir do dia 2 de abril. Ele disse, na ocasião, que o “sistema não é justo” com os Estados Unidos (EUA) e prometeu “barreiras monetárias”.

“Outros países usaram tarifas contra nós por décadas e agora é nossa vez de começar a usá-las contra esses outros países. Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá - já ouviram falar deles? E, inúmeras outras nações, cobram tarifas tremendamente mais altas do que cobramos deles, é muito injusto”, diz.

“A Índia cobra tarifas de automóveis dos EUA acima de 100%. A tarifa média da China sobre os nossos produtos é o dobro do que cobramos deles. A tarifa média da Coreia do Sul é quatro vezes maior”, segue Trump.

Leia também

O presidente dos EUA diz, ainda, que o país sofre com injustiças. “Damos muita ajuda militarmente e de tantas outras maneiras para a Coreia do Sul. O sistema não é justo com os Estados Unidos e nunca foi. A partir do dia 2 de abril, eu queria fazer isso a partir do dia 1º de abril, mas eu não queria ser acusado de Dia da Mentira. Esse dia a mais nos custou muito dinheiro. Mas vamos fazer isso em abril. Sou uma pessoa muito supersticiosa”.

“Tarifas recíprocas entram em ação em 2 de abril. E no que quer que eles nos tarifem - outros países. Vamos tarifá-los, pois é inteiramente recíproco. O que quer que eles nos tributem, vamos tributá-los. Se eles fazem tarifas não monetárias para nos manter fora do mercado, então faremos barreiras monetárias para mantê-los fora do nosso mercado. Eles nem nos permitem em seu mercado”, acrescenta Trump.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.