Ouvindo...

Trump faz primeiro discurso no Congresso dos EUA desde retorno à Casa Branca

O presidente Donald Trump discursa para uma maioria republicana da Câmara e Senado dos Estados Unidos

Donald Trump, presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá fazer um pronunciamento nesta terça-feira (4). Este será o primeiro discurso do republicano no Congresso desde o retorno à Casa Branca em janeiro deste ano.

Trump promete fazer um balanço das primeiras seis semanas de governo, marcadas por decisões que enrijeceram as políticas de imigração nos EUA e afetaram as relações diplomáticas.

Segundo a agência France-Presse, o discurso de Trump será para reforçar a volta do “sonho americano”.

“O sonho americano é imparável, e nosso país está à beira de um ressurgimento como o mundo nunca testemunhou, e talvez nunca mais testemunhe”, dirá o presidente durante o discurso — considerado o mais aguardado desde que tomou posse no dia 20 de janeiro.

Leia também

Possíveis tópicos

Esse também será o momento em que Trump irá falar após o “tarifaço” contra China, Canadá e México. As medidas, impostas pelo estadunidense, incomodaram os países e criaram temores sobre uma eventual guerra comercial.

Outro tópico, que Trump pode citar, é a suspensão da ajuda militar à Ucrânia, após um desentendimento com o presidente Volodymyr Zelensky.

O acordo havia sido suspenso na última sexta-feira (28) após um bate-boca entre Zelensky e Donald Trump na Casa Branca. Neste encontro, o presidente e o vice, JD Vance, reprenderam o ucraniano dizendo que ele deveria ser grato aos EUA pelo apoio no conflito com a Rússia ao invés de “pedir ajuda” diante da imprensa.

O republicano chegou a dizer também que Zelensky estaria “jogando” com a Terceira Guerra Mundial.

Onde assistir o discurso de Trump?

O discurso é transmitido pelos canais oficias do governo dos Estados Unidos.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.