Ouvindo...

Trump faz primeiro discurso no Congresso dos EUA desde retorno à Casa Branca

O presidente Donald Trump discursa para uma maioria republicana da Câmara e Senado dos Estados Unidos

Donald Trump, presidente dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá fazer um pronunciamento nesta terça-feira (4). Este será o primeiro discurso do republicano no Congresso desde o retorno à Casa Branca em janeiro deste ano.

Trump promete fazer um balanço das primeiras seis semanas de governo, marcadas por decisões que enrijeceram as políticas de imigração nos EUA e afetaram as relações diplomáticas.

Segundo a agência France-Presse, o discurso de Trump será para reforçar a volta do “sonho americano”.

“O sonho americano é imparável, e nosso país está à beira de um ressurgimento como o mundo nunca testemunhou, e talvez nunca mais testemunhe”, dirá o presidente durante o discurso — considerado o mais aguardado desde que tomou posse no dia 20 de janeiro.

Leia também

Possíveis tópicos

Esse também será o momento em que Trump irá falar após o “tarifaço” contra China, Canadá e México. As medidas, impostas pelo estadunidense, incomodaram os países e criaram temores sobre uma eventual guerra comercial.

Outro tópico, que Trump pode citar, é a suspensão da ajuda militar à Ucrânia, após um desentendimento com o presidente Volodymyr Zelensky.

O acordo havia sido suspenso na última sexta-feira (28) após um bate-boca entre Zelensky e Donald Trump na Casa Branca. Neste encontro, o presidente e o vice, JD Vance, reprenderam o ucraniano dizendo que ele deveria ser grato aos EUA pelo apoio no conflito com a Rússia ao invés de “pedir ajuda” diante da imprensa.

O republicano chegou a dizer também que Zelensky estaria “jogando” com a Terceira Guerra Mundial.

Onde assistir o discurso de Trump?

O discurso é transmitido pelos canais oficias do governo dos Estados Unidos.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.