A China, o México e o Canadá anunciaram a implementação de novas tarifas alfandegárias contra os Estados Unidos. A medida é uma resposta a
Em comunicado, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou que iria responder “aplicando tarifas de 25% sobre 155 bilhões de dólares (R$ 906 bilhões) em produtos americanos”.
“Nossas tarifas permanecerão em vigor até que a ação comercial dos EUA seja retirada e, caso as tarifas dos EUA não cessem, estamos em discussões ativas e contínuas com províncias e territórios para buscar diversas medidas não tarifárias”, disse Trudeau.
A China também anunciou que irá impor uma taxa de 10% a 15% sobre as exportações agrícolas dos Estados Unidos. Produtos como frango, trigo, milho e algodão dos EUA também terão uma taxa adicional de 15%. Já itens aquáticos, frutas, vegetais e laticínios serão tributados em 10%. As medidas já vão valer a partir do dia 10 de março.
Nesta terça, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, também disse que está preparando medidas “tarifárias e não tarifárias” em retaliação aos 25% impostos pelo governo Trump.
*Com informações de AFP