Ouvindo...

Trump coloca em vigor taxas contra Canadá, China e México

Governo norte-americano afirma que países enviam drogas para os EUA; produtos relacionados à energia sofrerão menor impacto

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Começam a valer a partir desta terça-feira (04) as novas taxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Canadá e o México. O norte-americano também colocou em vigor uma medida que dobra de 10% para 20% a tarifa sobre todas as importações da China.

As taxas aumentam os preços de produtos até 25%, que, de acordo com o Departamento de comércio norte-americano, enviaram, juntos, US$ 1,4 trilhão em bens para os Estados Unidos no ano passado - ou seja, 40% do valor de todos os bens que os EUA importaram no ano passado.

Leia também

O governo republicano argumenta que a tarifa foi aumentada em razão das drogas que vêm dos três países.

“Embora o presidente Trump tenha dado ao Canadá e ao México ampla oportunidade de conter a perigosa atividade de cartéis e a entrada de drogas letais no nosso país, eles falharam em lidar adequadamente com a situação”, declarou a Casa Branca.

Taxa da energia é menor

Um produto específico é atingido com menor impacto: aqueles relacionados à energia, como o petróleo bruto. Estes sofrerão ajuste de 10% na taxa, uma vez que é um dos principais produtos importados pelos Estados Unidos.

Produtos frescos, carros e peças de automóveis e eletrônicos, incluindo telefones e computadores, estão entre os principais produtos que os Estados Unidos importam de México, Canadá e China.

* Com informações da CNN

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.