Ao contrário do que normalmente acontece no Brasil, a posse do
presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não será no dia 1º de janeiro. A data oficial para o republicano assumir à Casa Branca está marcada para o dia 20 de janeiro.
Cerimônia de posse
Não tem um motivo específico que motive a cerimônia que marca o início do mandato nos Estados Unidos ser no dia 20.
Anteriormente, a posse presidencial acontecia sempre no dia 4 de março. Se a data caísse em um domingo, a cerimônia era transferida para o dia seguinte.
Essa regra durou até 1932, quando os políticos do Congresso americano decidiram que o intervalo entre o dia da eleição, em novembro, e a data da posse era muito longo.
Assim, ficou aprovado no dia 2 de março de 1932 e ratificado em 23 de janeiro do ano seguinte a 20ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, determinando que a posse deve ocorrer no dia 20 e todo início de mês.
‘Inauguration Day’
O dia da posse também é chamado de Inauguration Day (dia da inauguração, em português). A cerimônia irá acontecer no edifício do Capitólio.
Pela tradição, o
vice-presidente eleito, J.D. Vance, será empossado primeiro e faz o juramento. Na sequência, Trump faz um juramento e também discursa pela primeira-vez como presidente empossado.
O democrata
Joe Biden, que desistiu de disputar as eleições e deixa a presidência, deverá comparecer à cerimônia. Quando ele assumiu em 2021, Trump, que era o presidente, não participou da solenidade. Na época, o empresário se tornou o primeiro presidente em 150 anos a romper com a tradição política de transferência de poder.
Ao confirmar a presença no dia 20 de janeiro, Biden disse para jornalistas que rejeita o que chamou de “jogo infantil” por parte de Trump. “O único presidente a evitar uma posse é o cara que está prestes a ser empossado”, destacou para a imprensa.
Participe dos canais da Itatiaia: