Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira (15), que o jovem senador J. D. Vance, de Ohio, será seu candidato a vice na chapa republicana das eleições nos Estados Unidos. O político de 39 anos superou nomes tradicionais do partido, como o do também senador Marco Rubio, e conquistou a confiança do empresário mesmo tendo sido um crítico ferrenho no passado recente.
Veja abaixo quem é J. D. Vance, senador e candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump nos Estados Unidos.
Quem é J. D. Vance?
James David Vance nasceu em Middletown, Ohio, como James Donald Bowman e adotou o sobrenome Vance após o divórcio dos pais, quando passou a ser criado pela família materna. Após se formar no ensino médio em uma escola pública, Vance se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais e serviu como jornalista militar na Guerra do Iraque.
J. D. Vance se formou em 2009 em Ciências Políticas e Filosofia na Universidade Estadual de Ohio. Enquanto estudava, trabalhou para o senador republicado Bob Schuler. Depois, alcançou o doutorado em Direito em Yale, onde também atuou como editor de jornal.
Após trabalhar por alguns anos na área de advocacia e investimentos, Vance lançou, em 2016, um livro de memórias chamado ‘Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis’ (‘Elegia caipira: memórias de uma família e cultura em crise’, na tradução literal). A obra fala sobre os problemas sociais de sua cidade-natal, como a pobreza e falta de bons empregos. Uma das pessoas que mais incentivou Vance a colocar suas memórias no papel foi a professora Amy Chua, que lecionou para ele em Yale e, em 2011, lançou o livro ‘Battle Hymn of the Tiger Mother’ (‘Hino de Batalha da Mãe Tigre’, na tradução literal).
O livro foi um dos mais vendidos na época, concorreu a prêmios e, segundo o jornal The New York Times, é ‘um dos seis melhores livros para entender a vitória de Trump’ nas eleições de 2016. Em 2020, o filme ganhou uma adaptação na Netflix. O filme foi dirigido por Ron Howard e estrelado por Amy Adams.
Apesar de ser republicano, Vance era contrário a candidatura de Trump nas eleições de 2016. Na época, ele chamou o empresário de ‘perigoso’ e ‘inapto para o cargo’. A esposa de Vance, a advogada Usha Chilukuri Vance, criticou falas racistas de Trump na época e o classificou como ‘Hitler Americano’. Usha é descendente de nativos americanos.
Em 2021, Vance conheceu Trump e começou a mudar sua opinião, valorizando as conquistas do empresário durante sua presidência. J. D. Vance foi eleito senador júnior por Ohio em 2022 e, desde então, se tornou um aliado feroz do ex-presidente e, agora, companheiro de chapa.