Ouvindo...

Joe Biden irá para a posse de Donald Trump, afirma porta-voz

Em 2021, após perder a reeleição para o democrata, Trump não compareceu à cerimônia de posse

Apesar das divergências, o atual presidente tem insistido em uma troca de governo pacífica

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assistirá à posse de Donald Trump em janeiro de 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pela Casa Branca.

Há quatro anos, em 2021, após perder as eleições para Biden, o republicano não participou da cerimônia de posse do democrata.

Na época, o empresário não aceitou a derrota, alegando fraude eleitoral. Dias após Biden se tornar oficialmente presidente, os eleitores de Trump invadiram uma sessão que certificava formalmente a vitória eleitoral do democrata.

Leia também

Ele se tornou o primeiro presidente em mais de 150 anos a não comparecer à posse do seu sucessor. Antes, apenas John Adams, John Quincy Adams e Andrew Johnson não estiveram presentes na cerimônia para transferência de poder.

“O presidente prometeu que assistiria à posse de quem vencesse as eleições. Ele e a primeira-dama [Jill Biden] vão cumprir esta promessa e estarão presentes”, declarou o porta-voz Andrew Bates para a imprensa.

O atual presidente desistiu de tentar a reeleição em julho, dando lugar para a vice-presidente Kamala Harris disputar o pleito pelo partido Democrata. Ela, no entanto, não obteve sucesso e deixa a Casa Branca com Joe Biden em dezembro.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.