Parlamentares da CPMI do 8 de janeiro vão aos EUA para encontro com a CPI do Capitólio

CPMI foi convidada por congressistas do Partido Democrata, responsáveis por investigar invasão ao Capitólio

Capitólio é o centro legislativo dos Estados Unidos

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse que parlamentares da CPMI do 8 de janeiro viajarão a Washington, nos Estados Unidos, na segunda-feira (29). Segundo o congressista, a comissão foi convidada pelo Comitê da Câmara dos EUA que investigou a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Membros da comissão do 8 de janeiro vão entregar exemplar do relatório final da CPMI aos deputados norte-americanos do Partido Democrata. O documento ficará na Biblioteca do Congresso dos EUA.

Leia também

“A CPI do Capitólio caminha no mesmo sentido [da CPMI do 8 de janeiro]”, disse Correia. “Nós vamos discutir o pós tentativa de golpe”, informou o deputado.

Estarão presentes, além de Correia: os senadores Humberto Costa (PT-PE), Soraya Thronicke (União Brasil-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da CPMI.

Correia ainda disse que a viagem tem como objetivo “mostrar a realidade” para pressionar que a Justiça puna os responsáveis por possíveis tentativas de “golpe”, tanto nos EUA, quanto no Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...