Ouvindo...

Parlamentares da CPMI do 8 de janeiro vão aos EUA para encontro com a CPI do Capitólio

CPMI foi convidada por congressistas do Partido Democrata, responsáveis por investigar invasão ao Capitólio

Capitólio é o centro legislativo dos Estados Unidos

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse que parlamentares da CPMI do 8 de janeiro viajarão a Washington, nos Estados Unidos, na segunda-feira (29). Segundo o congressista, a comissão foi convidada pelo Comitê da Câmara dos EUA que investigou a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Membros da comissão do 8 de janeiro vão entregar exemplar do relatório final da CPMI aos deputados norte-americanos do Partido Democrata. O documento ficará na Biblioteca do Congresso dos EUA.

Leia também

“A CPI do Capitólio caminha no mesmo sentido [da CPMI do 8 de janeiro]”, disse Correia. “Nós vamos discutir o pós tentativa de golpe”, informou o deputado.

Estarão presentes, além de Correia: os senadores Humberto Costa (PT-PE), Soraya Thronicke (União Brasil-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora da CPMI.

Correia ainda disse que a viagem tem como objetivo “mostrar a realidade” para pressionar que a Justiça puna os responsáveis por possíveis tentativas de “golpe”, tanto nos EUA, quanto no Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.