Ouvindo...

Trump suspende ajuda militar à Ucrânia, após discussão com Zelensky

O presidente ucraniano deixou a Casa Branca na última sexta-feira (28) sem assinar um acordo planejado sobre minerais com Washington

Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiram nesta sexta-feira (28)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu a ajuda militar à Ucrânia após discussão com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse um funcionário da Casa Branca nesta segunda-feira (3).

A pausa na ajuda deve continuar até que Zelensky esteja disposto a negociar um acordo de paz com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O oficial apontou que todo o equipamento militar dos EUA que estiver a caminho de Kiev não seria entregue aos ucranianos, incluindo armas em trânsito. Segundo o funcionário, trata-se de uma “revisão” para entender se a ajuda a Kiev estava “contribuindo para que a solução seja encontrada”.

Discussão na Casa Branca

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve um desentendimento com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma reunião na Casa Branca nesta sexta-feira (28). Trump acusou Zelensky de ser desrespeitoso com os Estados Unidos e afirmou que o ucraniano “não tem autoridade para dar ordens”.

Leia também

O presidente ucraniano deixou a Casa Branca sem assinar um acordo planejado sobre minerais com Washington.

O governo russo classificou a discussão como “sem precedente”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o regime de Kiev e Zelensky “não querem a paz”, mas sim que o conflito continue.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde