Ouvindo...

Discussão entre Trump e Zelensky é ‘sem precedente’, diz governo russo

Representante do governo de Vladimir Putin afirma que ucranianos não querem paz; russos têm esperanças retomar laços com os EUA

Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiram nesta sexta-feira (28)

O governo russo classificou como “sem precedente” o bate-boca entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky na Casa Branca, após o fracasso de um acordo de exploração mineral na Ucrânia.

Moscou criticou Zelensky e sugeriu que Kiev não busca a paz. Paralelamente, Reino Unido, França e Ucrânia elaboram um plano de cessar-fogo para apresentar aos EUA.

Leia também

Na sexta-feira (28), os dois bateram boca no Salão Oval da Casa Branca. Trump acusou Zelensky de ser desrespeitoso com os Estados Unidos e afirmou que o ucraniano “não tem autoridade para dar ordens”.

“O que aconteceu demonstrou como será difícil chegar a um acordo na Ucrânia. O regime de Kiev e Zelensky não querem paz. Eles querem que a guerra continue”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que há esperanças na retomada dos laços entre Rússia e EUA, mas alertou contra tentativas de sabotagem, mencionando elites ocidentais.

O Reino Unido e a França cogitam enviar tropas à Ucrânia no pós-guerra, algo que Moscou rejeita. Os dois países também articulam um cessar-fogo de um mês no conflito.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.