Ouvindo...

Sobrinho de Dilma sugere exibição de ‘Ainda Estou Aqui’ nas escolas de BH

Vereador Pedro Rousseff (PT) diz que obra de Walter Salles, vencedora do Oscar, é um ‘manifesto contra o autoritarismo’

‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional

A Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu nesta semana a Indicação nº 79/2025, apresentada pelo vereador Pedro Rousseff (PT), que propõe a exibição do filme ‘Ainda Estou Aqui’ nas escolas públicas da capital. O parlamentar argumenta que a obra é uma ferramenta pedagógica fundamental para a formação cidadã dos estudantes.

“Em um momento em que um ex-presidente da República pode ser preso a qualquer momento por tentativa de golpe, o Ainda Estou Aqui é mais do que um filme, é um manifesto contra o autoritarismo”.

Leia também

Dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a trajetória de Eunice Paiva, que lutou incansavelmente por respostas sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, sequestrado e morto pela ditadura militar. Para Rousseff, a história de Eunice reforça a importância de lembrar o passado para evitar retrocessos e fortalecer a democracia.

“A história de luta da Eunice Paiva mostra o porque precisamos lutar contra as ditaduras, o porque não podemos aceitar calados aqueles que querem destruir nossa democracia. Entendo que exibir o filme nas escolas tem um caráter pedagógico muito importante”.

A indicação aguarda avaliação do Executivo municipal.

‘Ainda Estou Aqui’ venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional no último domingo. O longa-metragem também foi indicado nas categorias de melhor filme - que ficou com ‘Anora’ - e melhor atriz - Fernanda Torres foi indicada, mas o prêmio foi para Mikey Madison.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.