Ouvindo...

“Vamos trabalhar em parceria”, diz Tarcísio em evento com Lula no litoral de SP

Presidente da República e governador de São Paulo participaram do lançamento do edital do projeto para o túnel Santos/Guarujá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participaram nesta quinta (27) do lançamento do edital do projeto do túnel Santos/Guarujá, que vai ligar as duas cidades da Baixada Santista.

A construção do túnel tem sido um dos principais elos da relação entre Lula e o governador paulista, visto como potencial adversário do petista nas eleições presidenciais de 2026.

Tarcisio, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ouviu de vários ministros do atual governo e de entidades portuárias que Lula sabe colocar as diferenças políticas de lado e trabalhar com todos.

O governador paulista, em discurso, destacou a parceria que o estado de São Paulo tem firmado com o Governo Federal. “Quero agradecer ao senhor [Lula], que, desde o início, colocou esse projeto como prioridade”, disse Tarcísio. O governador de São Paulo afirmou ainda que, em Brasília, Lula disse a ele que “não está na hora de ter disputa política”, e que “ precisam atender ao cidadão”.

As falas de parceria aconteceram dois dias depois de Tarcísio de Freitas afirmar que denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra Jair Bolsonaro, é questão de “forçação de barra” e “revanchismo”.

“Se você pegar… é uma forçação de barra. Você tem, hoje, uma questão de revanchismo. Deixa as paixões de lado, desconsidera você gostar ou não da pessoa, vamos para aquilo que é importante em termos de se pensar em denúncia ou condenação de alguém. Vamos para as evidências. Nada do que é apresentado mostra alguma conexão ou relação”, disse o governador durante uma agenda pública.

O túnel Santos/Guarujá

A obra tem investimento estimado de R$ 6 bilhões, com recursos divididos entre o Estado e a União. Nessa quarta (26), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que o governo paulista é quem será responsável pela fiscalização do empreendimento, que está incluído tanto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, como no Programa de Parcerias de Investimentos, do Governo de São Paulo.

O túnel será o primeiro submerso do Brasil, com 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos. A estrutura ainda contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.

O convênio entre os governos estadual e federal foi assinado em fevereiro do ano passado e prevê que a obra fique pronta até 2028. O leilão está previsto para o dia 1º de agosto na bolsa brasileira, a B3.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.