Ouvindo...

Deputados entregam a Lula documento que pede prorrogação de prazos do Propag

O pleito reuniu, de acordo com os parlamentares, esforços tanto da bancada mineira na Câmara dos Deputados, quanto da Assembleia Legislativa

Momento foi divulgado pelo deputado federal Rogério Correia (PT)

Deputados estaduais e federais entregaram, nesta sexta-feira (29), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Contagem, na Região Metropolitana, um documento solicitando prorrogação do prazo para avaliação de ativos de Minas Gerais no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

O pleito reuniu, de acordo com os parlamentares, esforços tanto da bancada mineira na Câmara dos Deputados, quanto da Assembleia Legislativa, em conjunto com o presidente da Casa mineira, Tadeu Leite (MDB).

“A proposta preserva as estatais mineiras, CEMIG e COPASA e a federalização da CODEMIG, transformando em empresa nacional estatal, responsável pela exploração e industrialização dos minerais críticos, estratégicos e das terras raras”, disse o deputado federal Rogério Correia (PT).

A pauta tem sido defendida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Mateus Simões (Novo), que alegam que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não conseguirá fazer a avaliação das estatais para federalização a tempo para adesão ao programa.

Minas Gerais deve cerca de R$ 170 bilhões à União e aposta no Propag para conseguir condições melhores para quitar os débitos. Com a federalização e venda de ativos, se Minas conseguir abater 20% da dívida como “entrada” para o programa, os juros caem pela metade.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.