Ouvindo...

Deputado mineiro tira licença e segunda suplente, de Juiz de Fora, assume interinamente a vaga

Kátia Dias (PSB) completa 47 anos na semana que vem e é irmã do deputado estadual Noraldino Lima

Minas Gerais tem nova representante na Câmara dos Deputados. Com mais uma licença de Euclydes Pettersen (Republicanos), a segunda suplente da chapa assume a vaga e deve permanecer por quatro meses no mandato.

Kátia Dias é natural de Juiz de Fora, foi candidata em 2022 pelo PSC, e está hoje no PSB - partido que é presidido em Minas Gerais pelo irmão dela, deputado estadual Noraldino Lima.

Dias declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$576.783,68. Ela disse ainda ser divorciada, empresária e com ensino superior completo. Nas eleições de 2022, recebeu 32.713 votos. Nas redes sociais, a política apresenta como principal bandeira a causa animal.

Kátia Dias assume, temporariamente, o mandato diante da recusa de Duarte Júnior, que é o primeiro suplente da chapa. Em conversa com a Itatiaia, Duarte disse que pretende, neste momento, se dedicar às tratativas de repactuação da Tragédia de Mariana.

Nesta semana, prefeitos de dezenas de cidades atingidas publicaram um manifesto contra os termos propostos pela mineradora Samarco. Duarte Junior foi prefeito de Mariana de julho de 2015 a dezembro de 2020.

A barragem da Samarco se rompeu em novembro de 2015, provocando a morte de 19 pessoas e afetando severamente o meio ambiente em cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, uma vez que o rejeito de minério foi carreado ao longo de todo Rio Doce, chegando ao mar.

Acordo partidário

A Itatiaia também apurou que a suplente, Kátia Dias, terá direito ao salário, no valor bruto de R$ 33.006,39, e a oportunidade de discursar na tribuna da Câmara dos Deputados. Por um acordo partidário, a suplente não muda a composição do gabinete e nem acessa o apartamento funcional. Essas definições seguem com o titular do mandato.

O deputado Euclides Pettersen se licencia pela segunda vez nesta legislatura. Na primeira o objetivo era dar protagonismo a Duarte Junior, que foi candidato à prefeitura de Ouro Preto. Duarte perdeu a eleição para Ângelo Oswaldo, que conseguiu se reeleger.

Pettersen busca articular uma campanha ao Senado Federal em 2026 e pretende intensificar as conversas para consolidar sua candidatura.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Leia mais