Ouvindo...

Prefeito de cidade no Acre nomeia esposa para cargo com salário de R$ 28,5 mil

O prefeito, que se casou no final do ano passado, argumenta que nomeação não é considerada nepotismo baseado em uma decisão do STF

O prefeito e a primeira-dama de Rio Branco, no Acre.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), nomeou a própria esposa Kelen Rejane Nunes Bocalom como chefe de gabinete na administração municipal. Com o cargo, ela terá um salário bruto de R$ 28,5 mil.

A nomeação foi oficializada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do Município, em que o prefeito menciona um recurso extraordinário do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no entendimento dele, permitiria a contratação de Kelen.

Para a Corte, é proibida: a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Leia também

Os dois se casaram em 28 de dezembro do ano passado. Anteriormente, Tião foi casado com Beth Bocalom, que morreu em maio de 2021.

A primeira-dama de Rio Branco irá assumir o cargo de Valtim José, que também é secretário da Casa Civil do município.

A Itatiaia procurou a prefeitura da capital acreana para comentar a nomeação, mas, até o momento, não tivemos retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.