Ouvindo...

Às vésperas da eleição, Senado tem seis novos pedidos de impeachment contra Moraes

Eleição para troca do comando da Casa será realizada no próximo dia 1º

O ministro do STF Alexandre de Moraes

O Senado registrou, em janeiro, sete novos pedidos de impeachment contra dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Protocolados em 2024, os requerimentos só foram inseridos agora em janeiro no sistema da Casa. São seis pedidos contra Moraes e um contra Toffoli.

Um dos pedidos foi protocolado em agosto de 2024 pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS). O parlamentar argumenta que Moraes agiu de forma irregular no caso em que alegou ter sido agredido em aeroporto de Roma, na Itália. Os outros pedidos foram todos protocolados por cidadãos sem mandato.

Leia também

Caberá ao futuro presidente do Senado decidir se arquiva ou dá andamento a alguns dos requerimentos. O favorito para vencer a disputa é o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que não se manifestou publicamente sobre pautar alguns do pedidos.

Entretanto, segundo o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), um dos adversários do amapaense, Alcolumbre já teria dito que não abrirá impeachment contra os ministros do Supremo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.