O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comemorou nesta sexta-feira (6) a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Em nota, Pacheco sempre externou “o apoio e o empenho do Parlamento brasileiro” para a finalização do tratado durante os vários encontros que fez com líderes europeus e sul-americanos durante sua gestão à frente do Senado.
“O pacto histórico inaugura a possibilidade do engrandecimento singular das relações comerciais entre os países integrantes dos blocos, elevando as interações a um novo patamar de desenvolvimento. A iniciativa também tem capacidade de impactar de maneira positiva em outras áreas em benefício das populações dos países envolvidos”, conclui o senador.
Entre os principais pontos, o acordo prevê uma zona de livre comércio entre os países membros dos blocos, facilitando importações e exportações. Além disso, o tratado também estabelece regras comuns sobre questões como propriedade intelectual, sustentabilidade, direitos trabalhistas e práticas comerciais.
Leia mais:
- Alckmin destaca avanços no novo acordo entre Mercosul e União Europeia
- Lula critica acordo entre Mercosul e UE firmado em 2019: ‘As condições que herdamos eram inaceitáveis’
- ‘Vitória para a Europa’, diz líder da União Europeia sobre acordo firmado com o Mercosul
O acordo é considerado um dos maiores tratados comerciais do mundo, abrangendo cerca de 780 milhões de pessoas. No entanto, enfrenta críticas e resistências, especialmente relacionadas ao impacto ambiental, compromissos climáticos e questões agrícolas.