Ouvindo...

Pacheco comemora conclusão do acordo Mercosul-UE: ‘Pacto histórico’

Para o presidente do Senado, o tratado pode impactar positivamente as populações dos países envolvidos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comemorou nesta sexta-feira (6) a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Em nota, Pacheco sempre externou “o apoio e o empenho do Parlamento brasileiro” para a finalização do tratado durante os vários encontros que fez com líderes europeus e sul-americanos durante sua gestão à frente do Senado.

“O pacto histórico inaugura a possibilidade do engrandecimento singular das relações comerciais entre os países integrantes dos blocos, elevando as interações a um novo patamar de desenvolvimento. A iniciativa também tem capacidade de impactar de maneira positiva em outras áreas em benefício das populações dos países envolvidos”, conclui o senador.

Leia também

Entre os principais pontos, o acordo prevê uma zona de livre comércio entre os países membros dos blocos, facilitando importações e exportações. Além disso, o tratado também estabelece regras comuns sobre questões como propriedade intelectual, sustentabilidade, direitos trabalhistas e práticas comerciais.

Leia mais:

O acordo é considerado um dos maiores tratados comerciais do mundo, abrangendo cerca de 780 milhões de pessoas. No entanto, enfrenta críticas e resistências, especialmente relacionadas ao impacto ambiental, compromissos climáticos e questões agrícolas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais