Ouvindo...

PF: padre influencer ajudou a elaborar minuta de golpe de Estado

José Eduardo de Oliveira e Silva, indiciado pela PF, teria produzido documento com dois assessores de Bolsonaro

O padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da diocese de Osasco (SP)

Entre os 37 nomes indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado está José Eduardo de Oliveira e Silva. Padre que serve à Diocese de Osasco (SP), ele atuou ativamente na elaboração de uma minuta de golpe, segundo relatório da PF divulgado nesta terça-feira (26).

“O investigado atuou juntamente com Filipe Martins e Amauri Feres Saad na elaboração de uma minuta de Golpe de Estado, que posteriormente foi lida pelo assessor presidencial em uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro, com os Comandantes das Forças Armadas e com o Ministro da Defesa em 07.12.2022”, diz o relatório da PF.

Segundo a Polícia Federal, o padre esteve em Brasília entre outubro e dezembro de 2022 ajudando o ex-assessor Filipe Martins. As provas, de acordo com a PF, confirmam os vínculos entre os dois, com visitas ao Palácio da Alvorada e ao Comitê de Campanha do Partido Liberal.

Leia também

José Eduardo, segundo investigações, faria parte de um núcleo jurídico da organização criminosa que agia para desacreditar o processo eleitoral, além de planejar e executar o plano golpista.

O padre José Eduardo de Oliveira e Silva, de 43 anos, também é conhecido como um influenciador digital. Ele reúne cerca de 425 mil seguidores no Instagram.

Nas últimas eleições presidenciais, ele publicou uma foto de uma bandeira do Brasil estendida no altar da Paróquia São Domingos.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.