Ouvindo...

Lupi diz que só teve dimensão das fraudes no INSS após ação da Polícia Federal

Em depoimento à CPMI, ex-ministro da Previdência afirmou que já havia tomado medidas para coibir irregularidades, mas que a gravidade do caso só ficou clara com a investigação da PF

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

A CPMI que investiga fraudes no INSS ouviu nesta segunda-feira (8) o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, que estava à frente da pasta quando a Polícia Federal descobriu os descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

Durante a audiência, Lupi foi questionado pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), sobre como tomou conhecimento das irregularidades. Ele afirmou que já havia adotado medidas para conter as denúncias que chegavam pela ouvidoria do INSS, mas reconheceu que só teve noção da gravidade do esquema depois da atuação da Polícia Federal, que apontou os responsáveis pelos crimes.

“Nós já tínhamos começado a tomar medidas para coibir isso. (...) Mas a atitude que a gente teve de tentar coibir ou orientar o INSS para coibir isso, foi aquele número bem menor do que foi depois das apurações que agora surgiram com a ação da Polícia Federal, que tem um poder de polícia que eu nunca tive e nem quero ter.”, disse Lupi.

Leia também

O depoimento, conduzido pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), é acompanhado com expectativa pela oposição, que busca vincular as fraudes ao governo Lula.

A comissão avalia 1.630 requerimentos, incluindo convocações de ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de 12 ex-presidentes do INSS.

A s próximas oitivas já estão marcadas: o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, será ouvido em 15 de setembro; e Maurício Camisotti, no dia 18. Ambos são alvos de investigação da PF.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.