Ouvindo...

Pimenta pede afastamento de Rogério Marinho da CPMI do INSS por conflito de interesse

Deputado acusa senador de comprometer investigações ao ter ocupado cargos ligados à Previdência durante o governo Bolsonaro

Pimenta defendeu ações do governo federal no RS

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) levantou críticas, nesta segunda-feira (8), à participação do senador Rogério Marinho (PL-RN) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura suspeitas de fraudes no INSS. Durante a oitiva do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, Pimenta afirmou que Marinho estaria em situação de “conflito de interesse” e defendeu seu afastamento dos trabalhos.

De acordo com o petista, a presença do senador é questionável porque ele já exerceu funções diretamente relacionadas ao tema em investigação. Marinho comandou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho entre 2019 e 2020 e, posteriormente, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Regional no governo Jair Bolsonaro, permanecendo no cargo até 2022.

Leia também

Para Pimenta, essa trajetória compromete a imparcialidade do parlamentar potiguar. “O senador Rogério Marinho, integrante da CPI, atuou como ministro e foi responsável por áreas que agora são objeto de apuração. Com acesso a documentos sigilosos, ele se torna parte interessada no processo, o que torna sua presença na comissão incompatível com a investigação”, argumentou o deputado.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.