Ouvindo...

Alckmin alerta cidadãos sobre golpe com vídeo falso usando IA para coleta de dados pessoais

Um vídeo com imagens manipuladas do vice-presidente estão circulando em plataformas digitais e direcionando usuários para uma página falsa onde é feita a coleta de dados

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), denunciou a circulação de um vídeo com a sua imagem, manipulada através de inteligência artificial, para aplicar golpes e coletar dados de diversos cidadãos brasileiros.

A denúncia foi feita através de um vídeo publicado em seus perfis oficiais, no X, antigo twitter, e no instagram, publicados nesta terça-feira (5). Com a legenda “Não caia no golpe”, o vice-presidente esclareceu que o vídeo era uma criação feita através de manipulação de imagem.

Segundo Alckmin, o vídeo direcionava os usuários para uma página de verificação se havia uma devolução de valores por meio do banco central a ser feita. Na página, o cidadão colocava todas suas informações pessoais e documentação, caindo, assim, no golpe.

A polícia federal, a advocacia geral da União e as plataformas digitais onde o vídeo circula já foram acionadas.

“Muito cuidado com o que vocês recebem via whatsapp e redes sociais. Preste atenção se a postagem está num canal oficial do governo ou da minha própria conta oficial”, disse o vice-presidente, alertando os cidadãos.

Veja o vídeo:

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo