O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), denunciou a circulação de um vídeo com a sua imagem, manipulada através de inteligência artificial, para aplicar golpes e coletar dados de diversos cidadãos brasileiros.
A denúncia foi feita através de um vídeo publicado em seus perfis oficiais, no X, antigo twitter, e no instagram, publicados nesta terça-feira (5). Com a legenda “Não caia no golpe”, o vice-presidente esclareceu que o vídeo era uma criação feita através de manipulação de imagem.
Segundo Alckmin, o vídeo direcionava os usuários para uma página de verificação se havia uma devolução de valores por meio do banco central a ser feita. Na página, o cidadão colocava todas suas informações pessoais e documentação, caindo, assim, no golpe.
Criminosos passam a utilizar inteligência artificial para aprimorar golpes; veja como se proteger Comprou pela internet e foi vítima de golpe? Saiba o que fazer para evitar prejuízo
A polícia federal, a advocacia geral da União e as plataformas digitais onde o vídeo circula já foram acionadas.
“Muito cuidado com o que vocês recebem via whatsapp e redes sociais. Preste atenção se a postagem está num canal oficial do governo ou da minha própria conta oficial”, disse o vice-presidente, alertando os cidadãos.
Veja o vídeo:
ATENÇÃO 🚨
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 5, 2024
Não caia no golpe. pic.twitter.com/Sqm2TWNmuR