O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste sábado (12) da romaria fluvial do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil, realizada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA).
Lula colocou a imagem padroeira da Amazônia num dispositivo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, que vai à frente da romaria. O presidente estava acompanhado da primeira-dama Janja, do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.
Em evento do governo federal no Ceará na noite de sexta (11), Lula explicou que uma de suas intenções ao participar do Círio é “agradecer pela vida” depois do susto ocorrido na semana passada com o avião presidencial. Após agenda no México, a aeronave apresentou problemas técnicos, precisando realizar manobras no ar.
“Estou indo para o Círio de Nazaré porque não sei se vocês acompanharam, na semana passada fiquei quatro horas e meia no avião e não sabíamos se ele ia cair ou não, se o motor estava estragado... Rezamos e pedimos a Deus para que nos trouxesse com vida e eu estou aqui”, disse Lula, com a voz embargada, em evento em Fortaleza (CE).
À noite, o presidente estará na Estação das Docas, para a Trasladação, uma procissão noturna que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral da Sé. Também conhecida como “romaria das luzes”, o percurso tem 3,6 quilômetros e no ano passado foi feito por 1,5 milhão de pessoas.
Já na manhã de domingo (13), Lula acompanha a principal procissão do Círio, que corta as ruas da capital paraense.